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Aprenda a descobrir novas oportunidades dentro do seu negócio

Insatisfação pode ser algo positivo, afinal de contas.

Isso é, se levarmos em conta que esse sentimento é uma reação natural ao desejo de querer sempre mais e melhor. É o caso de empresas de todos os portes e setores de atuação, por exemplo.

Ainda mais com os calafrios da crise econômica brasileira a rondar as frestas comerciais, essa insatisfação contínua pode render uma série de oportunidades, inclusive dentro do seu próprio negócio.

Muitas indústrias e lojas varejistas já têm feito isso. E você? Já está de olho nas carências e oportunidades no seu ramo de atuação? Confira, aqui, como aproveitar essa tendência!

É possível diferenciar a atuação no próprio ramo

Empreendedores atuais podem se perguntar e questionar os outros: por que não faziam isso há mais tempo?

A verdade é que existia um mito — bastante informal — de que a mesma marca não consegue vender produtos para nichos variados. A Unilever, por exemplo, está aí para contradizer quem seguia esse paradigma.

Mas esse exemplo não engloba a totalidade do assunto, que pode trazer excelentes resultados para o seu negócio.

Trabalhando com serviços complementares

Tomemos o serviço de pet shop, que está constantemente em ascendência e, também, incrivelmente saturado. O que muitos empreendedores têm feito para se destacar? A diversificação. O serviço de leva e traz, por exemplo, trouxe alento aos donos que gostariam de levar os cães ao banho ou à tosa, mas não dispunham de tempo.

Mas vamos pensar diferente?

Que tal um espaço de bem-estar e beleza que, além dos produtos e serviços variados, também conta com um espaço para as crianças se divertirem, com monitoramento profissional? Isso, é claro, a partir da percepção do proprietário de que os seus consumidores possuem filhos e não têm com quem deixar as crianças, normalmente.

Conheça o seu público

Falamos bastante, por aqui, da necessidade de conhecer o seu público-alvo. Pois é a partir das informações deles que você tem um leque de oportunidades à disposição.

Essa análise de perfil, aliada a uma divulgação física e on-line (as redes sociais são meios de comunicação práticos, acessíveis e econômicos), ajuda a expor o diferencial da sua marca, que está fazendo diferente da concorrência. E isso atrai mais clientes.

Dê o devido valor à sua marca

Mas de nada adianta a diversificação de serviços ou produtos, se você ainda não deu o valor agregado à sua marca.

Por isso, antes de prometer uma série de vantagens extras ao consumidor, cumpra o prometido com o que a sua empresa se propõe a oferecer, primeiramente. É hora de ampliar, diversificar e agregar valor. Nessa ordem.

Assim, você tem pleno controle da sua empresa, diversificando aos poucos, de acordo com as exigências do seu próprio negócio e as naturais limitações cotidianas.

Lembre-se: ainda mais em tempos de crise, nenhum ato deve ser tomado sem o prévio planejamento. Por isso, diversificação, sim! Mas com todos os prós e contras sobre a mesa, e o plano previamente traçado para você alcançar resultados ainda melhores!

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