Endereço
Av. Gisele Constantino, 1850
- Parque Bela Vista, Votorantim - SP,
18110-650
Contato
15 3357-9875
Segunda - sexta 9:00 as 18:00
Back

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console é uma plataforma gratuita oferecida pelo Google, possuindo o objetivo auxiliar no monitoramento e na resolução de problemas relacionados a presença do seu site nos resultados das pesquisas realizadas através do Google.

Não é obrigatório inscrever-se no Search Console para aparecer nos resultados da pesquisa, porém, é importante estar ciente que, além de auxiliar no monitoramento, ele ajuda a melhorar o modo como o Google vê o seu site.

Quais são as vantagens de utilizar o Google Search Console?

O Google Search Console oferece ferramentas e relatórios que fornecem informações valiosas e necessárias, permitindo que você sabia o que está funcionando em seu site e o que precisa ser melhorado. Através desses relatórios e ferramentas é possível:
  • Confirmar se o Google pode encontrar e rastrear seu site;
  • Observar como o google está lendo cada parte das páginas do seu site: títulos, descrições, imagens, etc (Search Appearance);
  • Corrigir problemas de indexação e solicitar a reindexação de conteúdo novo ou atualizado (Google Index);
  • Visualizar os dados de tráfego da pesquisa Google para seu site, como por exemplo: com que frequência seu site aparece para as pessoas, quais consultas de pesquisa mostram seu site, com que frequência os usuários visitam seu site e muito mais (Search Traffic);
  • Receber alertas quando o Google encontrar indexação, spam ou outros problemas no seu site;
  • Mostrar quais sites possuem links para seu site;
  • Resolver problemas para AMP, usabilidade em dispositivos móveis e outros recursos da Pesquisa;
  • Oferecer mudanças importantes de SEO, melhorando o rankeamento das suas páginas.

Quais métricas acompanhar no Google Search Console?

Na aba de desempenho da ferramenta, você encontra as 4 métricas mais relevantes, tornando-se importante e necessário que a sua avaliação seja realizada mensamente, são elas:

1. Cliques

Essa métrica mede o número de cliques que as URLs do seu site receberam quando aparecem em resultados de busca no Google. Através dessa informação, você consegue avaliar quais conteúdos abordados mais chamam a atenção do seu público-alvo.

2. Impressões

Confira o número de vezes que qualquer URL do seu site apareceu nos resultados de busca do Google, permitindo que você tenha uma visão clara de quanto o seu conteúdo está sendo considerado na seleção do Google;

3. Posição

Através desta métrica você visualiza a classificação média das URLs do seu site nos resultados de busca.

4. CTR

Com a CTR (Click Through Rate ou Taxa de Cliques) você fica descobre a porcentagem de impressões que o site gera por clique.

Quem deve usar o Google Search Console?

Qualquer pessoa com um site. Do usuário com conhecimentos básicos ao especialista, do novato ao profissional, o Search Console pode ajudar a todos! Para cada profissional, a ferramenta irá ajudar de diversas maneiras, seja gerando mais conhecimento sobre o assunto, ou resolvendo diversos problemas do dia a dia.

Especialistas em SEO ou profissionais de marketing

O Search Console é uma ferramenta indispensável para os SEO e profissionais de marketing! Através dessa ferramenta o profissional poderá monitorar o tráfego do site, otimizar a sua classificação dele e tomar decisões através dos resultados de pesquisa do seu site.

Administradores do site

É administrador de sites? Então a ferramenta também é útil para você! Com a ferramenta, você poderá monitorar e resolver erros de servidor, problemas com o carregamento do site e problemas de segurança rapidamente.

Desenvolvedores da Web

A ferramenta auxilia no monitoramento e na resolução de problemas comuns de marcação, como erros nos dados estruturados, facilitando o processo de revisão e reestruturação do desenvolvedor.

O Google Search Console é uma plataforma necessária para que sua empresa otimize o seu site, melhorando o posicionamento nos resultados de pesquisa, aumentando seu alcance, buscando resultados significativos e conquistando o retorno esperando. Ainda não sabe como utilizá-la da maneira correta? A Soulrocket faz isso para você! Entre em contato com a gente.

soulrocket
soulrocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência!